Atualmente fala-se muito em Marketing Digital, é uma área que está em constante crescimento devido à digitalização das marcas e das empresas. Hoje todos querem ter um lugar na Internet para promover e vender os seus produtos e serviços.
Mas o que é realmente o Marketing Digital e como funciona em termos de profissão? Quais os desafios? Como entrar neste mercado competitivo e ter sucesso? Como começar uma carreira do zero nesta área?
Como profissional da área, tive bastantes dúvidas sobre por onde e como começar. Este artigo foi pensado para orientar e informar de forma honesta e imparcial quem tem interesse nesta área.
Indíce
- 1 O que é o Marketing Digital e como funciona
- 2 O que é preciso para trabalhar em Marketing Digital
- 3 Quais são as áreas e profissões do Marketing digital
- 4 Cursos de Marketing digital com certificado
- 5 Como estudar marketing digital do zero e sozinho/a
- 6 Quanto ganha um profissional de Marketing digital em Portugal
- 7 O Marketing digital é o futuro?
O que é o Marketing Digital e como funciona
Já alguma vez comprou um produto ou serviço online após ter visto um anúncio nas redes sociais ou no Google?
Pois é, o marketing digital é uma estratégia de promoção e comercialização de produtos, serviços e marcas em canais e plataformas online.
Envolve o uso de várias técnicas e ferramentas digitais para alcançar e envolver o público-alvo, construir relacionamentos, gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca e, por fim, impulsionar as vendas e o crescimento do negócio.
Falar de marketing digital significa falar das várias estratégias desta área:
- Redes sociais
- Marketing de conteúdo
- SEO (Search Engine Optimization)
- Email Marketing
- Anúncios pagos
- Marketing de influência (influencers)
- Marketing de afiliados
- Análise de dados e desempenho
- E-commerce
Mais à frente vamos falar de cada uma destas estratégias em detalhe. O que importa saber agora, é que cada uma delas pode ser uma área de especialização onde o profissional de marketing vai trabalhar.
É certo que em várias empresas existe uma equipa de marketing que tem todas estas funções. Quem faz parte dessa equipa (o marketeer) pode ter que fazer um pouco de tudo, no entanto, atualmente, cada vez mais empresas optam por dividir e contratar pessoas especializadas em cada estratégia de marketing digital, para que possam ter melhores resultados.
O marketing digital é altamente flexível, permite segmentar audiências com precisão e fornecer métricas detalhadas para avaliar o sucesso de cada estratégia. É amplamente utilizado nos dias de hoje, porque cada vez mais as pessoas estão presentes online e utilizam a Internet para fazer compras.
O que é preciso para trabalhar em Marketing Digital
Para trabalhar nesta área precisa de desenvolver uma combinação de habilidades e conhecimentos.
Apesar do curso superior de Marketing continuar a ser valorizado em Portugal, não é obrigatório seguir esse caminho, pode optar por tirar cursos focados no digital, em escolas especializadas, ou até mesmo de forma autodidata.
As áreas do marketing relacionam-se entre si, por isso, deve ter em mente a importância destes passos:
- Começe pelo conhecimento básico
Que passa por compreender os conceitos fundamentais de marketing online e offline.
Familiarize-se com os canais e plataformas de marketing digital, como redes sociais, email marketing, SEO, marketing de conteúdo e anúncios online. - Aposte numa aprendizagem contínua
No marketing digital é necessário estar sempre a par das novas tendências, porque online tudo muda muito rápido.
Considere a possibilidade de fazer cursos relacionados a marketing digital. Há muitos cursos online gratuitos e pagos que podem fornecer uma base sólida. - Desenvolva algumas habilidades necessárias e importantes
Habilidades de comunicação escrita e verbal para criar conteúdo atraente.
Habilidades analíticas para entender os dados e métricas de desempenho das campanhas de marketing.
Habilidades de pesquisa para identificar tendências de mercado e concorrência.
Conhecimento de ferramentas de análise e plataformas de gestão de campanhas. - Avance para o conhecimento mais técnico
Em SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, é necessário um conhecimento mais técnico para uma estratégia eficaz.
Familiarize-se com ferramentas de análise de dados, como Google Analytics.
Invista no conhecimento sobre as plataformas de anúncios online, como Google Ads e Facebook Ads. - Invista na experiência prática
Nem sempre há oportunidade para começar logo a trabalhar numa empresa ou agência e pôr em prática tudo o que aprendemos, no entanto, há formas de começar o seu próprio projeto pessoal, como um blog, redes sociais ou pequenos sites. Isso vai ser também valorizado nas entrevistas de emprego a que for.
Também pode procurar estágios ou freelance na área de marketing digital, é uma boa maneira de ganhar experiência. - Crie um portfólio
Á medida que vai ganhando experiência, crie um portfólio que mostre as suas habilidades e realizações. O portfólio é especialmente importante para criar oportunidades de trabalhar como freelancer. - Adapte-se às mudanças
Esteja disposto/a a adaptar-se às mudanças constantes no marketing digital. Novas plataformas, algoritmos e tendências surgem regularmente. - Pode ser preciso trabalhar em equipa
Muitas vezes, o marketing digital envolve colaboração com equipas de design, desenvolvimento e conteúdo. A capacidade de trabalhar em equipa é essencial. - Seja criativo/a
A criatividade é fundamental para criar campanhas ou escrever conteúdos de marketing que se destaquem num ambiente online cheio de informações.
Quais são as áreas e profissões do Marketing digital
O Marketing digital é muito abrangente, inclui uma variedade de áreas e profissões, cada uma com as suas responsabilidades e especializações.
Em, detalhe, vamos falar sobre cada área do marketing digital.
Gestão de redes sociais
Social Media Manager
É responsável por criar estratégias de conteúdo, gerir contas em redes sociais, interagir com os seguidores e medir o desempenho das campanhas.
Social Media Specialist
Concentra-se na criação e programação de conteúdo específico para plataformas de redes sociais.
SEO (Search Engine Optimization)
Especialista em SEO (SEO specialist)
Otimiza o conteúdo e o site para se posicionar no topo do ranking dos motores de busca (no Google, por exemplo), usando técnicas de pesquisa de palavras-chave (keywords), otimização de conteúdo e construção de links.
Marketing de conteúdo
Copywriter
Cria conteúdo escrito persuasivo para plataformas digitais. O objetivo é incentivar o consumidor a uma ação através da escrita e convencer as pessoas sobre a qualidade de produtos e serviços.
Content Writer
O content writer escreve conteúdo informativo ou de entretenimento, que acrescenta valor e alimenta uma comunidade, sem intenção persuasiva, embora otimizem conteúdo para SEO.
Email Marketing
Especialista em Email Marketing
Cria campanhas de email, segmenta a lista de contactos, elabora conteúdo persuasivo e analisa métricas de desempenho.
Anúncios pagos (Ads)
Especialista em PPC (Pay-Per-Click)
Gere campanhas de anúncios pagos em plataformas como a Google Ads, Facebook Ads e outras.
Analista de Anúncios Digitais
Analisa o desempenho das campanhas de anúncios, faz ajustes estratégicos e otimiza orçamentos para maximizar o retorno do investimento.
Marketing de Influencer
Gestor de Parcerias com Influencers
Estabelece e mantém relacionamentos com influencers digitais relevantes para promover produtos ou serviços.
Análise de Dados
Analista de Marketing Digital
Coleta, analisa e interpreta dados para medir o sucesso das campanhas e fornecer insights para melhorias.
Cientista de Dados de Marketing
É aqui que a data science se cruza com o marketing, uma vez que são usadas habilidades avançadas de análise de dados para extrair informações significativas dos dados disponíveis.
E-commerce
Especialista em E-commerce
Gere estratégias de vendas online, otimiza a experiência do utilizador no site e acompanha o desempenho das vendas.
Se gosta de imagem, há outros dois caminhos possíveis:
Marketing de Conteúdo Visual
Designer Gráfico
Cria elementos visuais, como gráficos, imagens, infográficos e layouts para campanhas de marketing.
Videomaker
Produz vídeos promocionais e de conteúdo para uso em plataformas digitais.
Desenvolvimento de Site e UX (Experiência do Utilizador)
Web Designer
Cria e mantém websites visualmente atraentes e funcionais.
UX/UI Designer
Garante que os sites e aplicações oferecem uma experiência de utilizador intuitiva, funcional e agradável.
Cursos de Marketing digital com certificado
Existem atualmente vários cursos de marketing digital com certificado, disponíveis online e em escolas de formação.
Cursos pagos em escolas de formação
As escolas de formação oferecem cursos mais completos, divididos por módulos e que normalmente têm uma parte prática com o desenvolvimento de um projeto final para uma marca real, no final do curso.
É possível tirar dúvidas e aprender com os professores que são profissionais experientes nesta área.
EDIT. – Disruptive Digital Education
Oferece uma formação em Marketing Digital e Estratégia de 216 horas.
Tem vários cursos e workshops relacionados com Marketing digital.
LSD – Lisbon Digital School
A formação em Marketing Digital e Estratégia é de 250 horas.
Também disponibiliza vários workshops na área de Marketing.
FLAG – Academia FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce
A formação é de 345h mas é possível adaptar o curso às suas necessidades.
O estado está atualmente a oferecer um apoio em cursos na área do digital: Tudo sobre o Cheque Formação + Digital do IEFP
Cursos online
A maioria dos cursos online é grátis até um certo ponto. As plataformas que oferecem formação em Marketing digital disponibilizam conteúdos criados por profissionais da área.
Coursera
A Coursera é uma plataforma que disponibiliza vários cursos online de Marketing Digital.
Geralmente é oferecido um período gratuito ou o curso é totalmente gratuito mas é cobrado o certificado.
Há também instituições que oferecem cursos gratuitos.
É possível pedir apoio financeiro.
HubSpot
É gratuito e oferece formações curtas online.
Meta Blueprint
Oferece cursos gratuitos relacionados com redes sociais.
edX
É uma plataforma que tem cursos gratuitos de marketing digital em universidades de renome, no entanto, o certificado é pago.
Os cursos são em Inglês.
Semrush Academy
Oferece cursos gratuitos sobre SEO, PPC, marketing de conteúdo e de outras estratégias de marketing.
Como estudar marketing digital do zero e sozinho/a
É desafiante estudar marketing digital sozinho/a mas é possível com autodisciplina e dedicação. Hoje em dia existe muita informação disponível online.
Aqui estão algumas dicas para que consiga iniciar o estudo.
- Estabeleça objetivos claros
Defina os seus objetivos de aprendizagem. Que aspectos do marketing digital quer aprender primeiro? Pode incluir SEO, redes sociais, email marketing, etc. - Aprenda os conceitos básicos do Marketing digital
Antes de mergulhar no marketing digital, compreenda os conceitos fundamentais de marketing, como segmentação de mercado, público-alvo, posicionamento e os 4Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção). - Use recursos online
Utilize plataformas de aprendizagem online, como as que mencionámos anteriormente, para ter acesso a cursos gratuitos e tutoriais sobre marketing digital. - Crie um cronograma de estudo para se organizar
Elabore um cronograma de estudo para que possa dedicar-se regularmente à aprendizagem. Estabeleça metas semanais ou mensais para acompanhar o seu progresso. - Pratique em projetos pessoais
À medida que aprende vá praticando o que está a estudar. Crie um blog, uma página de redes sociais ou um site onde possa aplicar o que aprendeu. - Aprofunde-se nas áreas de interesse
No marketing digital há sempre uma área de que gostamos mais. Aprofunde os conhecimentos nessa área e invista tempo em criar algo relacionado, para mostrar numa futura entrevista de emprego. - Leia livros e blogs de referência ou siga páginas de LinkedIn sobe o assunto
Hoje em dia há muitos livros e blogs sobre marketing digital, alguns com conteúdo mais direcionado para as diferentes áreas do marketing.
No LinkedIn há vários profissionais do marketing que ensinam e dão dicas muito úteis. - Pratique nas ferramentas e plataformas de marketing
Explore ferramentas de marketing digital, como o Google Analytics, Hootsuite (para gestão de redes sociais) e plataformas de email marketing. A prática nestas ferramentas é valiosa e pode colocar no seu CV ou carta de motivação, as empresas e agências valorizam. - Acompanhe as mudanças
Como no digital o que é hoje, amanhã pode já não ser, certifique-se que está sempre atualizado/a. - Faça Networking
Participe em grupos online, fóruns ou redes sociais relacionadas a marketing digital para interagir com outros aprendizes e profissionais da área. - Certificados
À medida que ganha conhecimento e experiência, considere a possibilidade de fazer cursos com certificação para validar as suas habilidades.
Quanto ganha um profissional de Marketing digital em Portugal
No marketing digital existem várias áreas e como vimos acima, existem também várias opções de especialização, por isso, os salários variam.
Em média e por tipo de especialidade esta é a tabela com os valores salariais médios:
Especialização | Salário médio por mês |
Social Media Manager | 1.010 |
Social Media Specialist | 1.010 |
Especialista em SEO | 1.685 |
Copywriter | 1.000 |
Content Writer | 1.263 |
Email marketing specialist | 1.680 |
PPC specialist | 1.455 |
Analista de dados Marketing | 2.044 |
Data scientist Marketing | 3.233 |
Influencer Marketing | 1.010 |
E-commerce specialist | 1.300 |
Web Designer | 1.060 |
UX Designer | 1.800 |
Designer gráfico | 1.200 |
Videomaker | 1.750 |
O Marketing digital é o futuro?
O marketing digital é considerado o futuro por várias razões, principalmente devido às mudanças significativas no comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e o crescente papel da internet nas nossas vidas.
Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital muitas vezes é mais acessível para pequenas e médias empresas, permitindo a estas empresas alcançar um público amplo com orçamentos reduzidos.
Embora o marketing digital seja uma parte fundamental do futuro do marketing, não substituirá completamente o marketing tradicional. O sucesso reside na integração eficaz de ambos os métodos, conforme as necessidades e preferências do público-alvo.
É uma profissão promissora e que vai garantir emprego por largos anos.