Pré-carregador

A Carregar

imagem

Copywriter: como te podes tornar num

Quando se fala em trabalho remoto, uma das primeiras profissões que nos vem à cabeça é a de copywriter—e a verdade é que esta é, também, uma das profissões mais bem pagas nos dias de hoje.

Queres saber como ser um copywriter ?

Continua a ler para veres:

  1. O que é um copywriter
  2. Como te podes tornar num copywriter
  3. Onde encontrar emprego para copywriter
  4. 10 dicas para seres um copywriter de sucesso
  5. Copywriter VS Blogger: qual a diferença?
  6. Quanto ganha um copywriter
  7. Como aprender a ser copywriter
  8. Como encontrar copywriters
Publicidade

O que é um copywriter

Tal como o próprio nome indica, um copywriter é, essencialmente, alguém que escreve.

Mas, para perceber melhor aquilo que este emprego implica, é importante desconstruir a palavra em si.

Significado da palavra

No século XIX, o termo era usado para definir conteúdos autorais que seriam publicados nos vários jornais da altura.

Esses textos eram, por norma, altamente persuasivos e incitavam o leitor à ação— fosse ela qual fosse.

Um copywriter é, por isso, alguém especializado na escrita de textos que convertem uma simples visita a um site, por exemplo, numa ação de compra.

Entretanto, pode ser interessante veres as nossas dicas para trabalhar em regime de teletrabalho.

Como te podes tornar num copywriter

Como se tornar num Copywriter
Como se tornar num Copywriter

À semelhança de qualquer outra profissão, é importante que sintas familiaridade e, até, afinidade com aquilo que um copywriter faz.

Precisas, por isso, de sentir que tens vocação para escrever. Que gostas de o fazer, de contar histórias e de descobrir novas formas de o fazer.

Depois, deves:

  • Garantir que tens alguma formação (sobretudo aquela que é especializada);
  • Procurar melhorar cada vez mais os teus conhecimentos;
  • Estar constantemente atento às alterações e novidades associadas com esta profissão.

Formação copywriter

Formação Copywriter
Formação Copywriter

Plataformas como o Udemy e o Skillshare, por exemplo, são excelentes pontos de partida para encontrares cursos direcionados para copywriting, que te vão ensinar as bases da profissão, assim como dicas mais avançadas que precisas de dominar.

Não existe uma Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento que te permitam obter o diploma de copywriter, pelo que deves apostar em formação específica.

Estudos académicos são valorizados

Contudo, caso tenhas alguma formação “base”, como a relacionada com Jornalismo ou Marketing, por exemplo, estarás a colocar-te à frente de outros candidatos—já que algumas empresas valorizam esse grau de habilitação.

Onde encontrar emprego para copywriter

Trabalho copywriter no Upwork
Trabalho copywriter no Upwork

Todos sabemos que procurar emprego pode ser extremamente difícil, por isso a primeira dica que te podemos dar é que nunca desistas, por mais que sintas que já fizeste uma pesquisa intensiva.

Plataformas para pesquisa de emprego

Essa oportunidade pode ser encontrada em plataformas como aquelas que se seguem:

Outros meios de procura de emprego como copywriter

Para além destas plataformas, deves também pesquisar ofertas de trabalho em redes sociais como o LinkedIn e o Facebook .

Pode ser interessante ver o artigo que partilhamos sobre os melhores sites de trabalho remoto ou até os 10 melhores sites de emprego.

Trabalhos para copywriter no Facebook e LinkedIn

Facebook e LinkedIn
Facebook e LinkedIn

Em relação ao LinkedIn, existe um separador de “Vagas” preparado para filtrares as melhores oportunidades para ti.

Neste campo, tens a possibilidade de pesquisares por ofertas na tua área de residência, no teu país ou, então, no estrangeiro—sendo que também é possível procurar oportunidades de trabalho remoto.

No Facebook, por sua vez, podes encontrar grupos privados nos quais são publicadas, periodicamente, novas oportunidades de trabalho.

10 dicas para seres um copywriter de sucesso

Dicas para se Copywriter
Dicas para ser Copywriter

Para te destacares nesta profissão deves garantir que:

  1. Escreves apenas a verdade e tens conhecimento que sustente aquilo que estás a dizer;
  2. Tens cuidado na utilização das palavras e não escreves de forma demasiado complicada;
  3. Conheces a audiência para a qual estás a escrever, de forma a ires ao encontro das suas necessidades;
  4. És claro e objetivo no que escreves;
  5. Dominas a língua na qual estás a escrever;
  6. Não cometes erros ortográficos ou gramaticais;
  7. Dominas o assunto sobre o qual escreves, pois só assim és suficientemente convincente;
  8. Interages com o leitor de forma única, através da colocação de perguntas, por exemplo;
  9. Dás importância às emoções do leitor e as tentas despertar da melhor forma;
  10. És credível naquilo que escreves e sustentas afirmações “complicadas” com fontes de confiança.

Copywriter VS Blogger: qual a diferença?

Blogger vs copywriter
Blogger VS Copywriter

Podemos já dizer-te que se tratam de profissões totalmente diferentes.

Um copywriter é alguém contratado por outrem para prestar um serviço (escrito) para:

  • Um site;
  • Redes sociais;
  • Outras publicidade no geral.

Neste caso, o profissional só se preocupa em entregar o trabalho pedido, não sendo da sua responsabilidade a publicação de qualquer conteúdo.

Um blogger, por sua vez, é alguém que detém um site na internet e escreve sobre os tópicos que entender, pelo que é da sua responsabilidade:

  • Produção;
  • Edição;
  • Publicação;
  • Promoção do conteúdo.

Um blogger ganha dinheiro com os textos publicados no seu site

No caso de um blogger, existem no seu site vários conteúdos que não são publicitários, apesar de também haver muitos que o são.

Na maior parte da vezes, esta ultima situação acontece quando o blogger tem muita visibilidade e faz uma parceria com determinada empresa ou marca, concordando publicitar um produto/ serviço através da escrita de um post—sendo remunerado por isso.

Quanto ganha um copywriter

Dependendo do nível de experiência, um copywriter pode ganhar um salário anual bruto entre 10.000€ e 30.000€, valor que pode aumentar caso esse acumule funções freelance, isto é, de trabalhador independente.

Como aprender a ser copywriter

Aprender a ser Copywriter
Aprender a ser Copywriter

Para além dos importantes requisitos, mencionados anteriormente, que um copywriter deve dominar, é igualmente importante que ele saiba quais as áreas onde pode trabalhar mais especificamente, das quais se seguem as mais procuradas:

  • Anúncios publicitários (online, televisivos, radiofónicos ou de imprensa);
  • Sites de empresas, marcas, produtos;
  • Roteiros ou scripts de vídeos;
  • Artigos;
  • E-mails e Newsletters;
  • Currículos;
  • Ebooks;
  • Branding da marca;
  • Carta de Motivação.

Cursos de copywriting

Cursos de copywriter
Cursos de copywriter

Para isso, podes comprar cursos presenciais e/ou online em plataformas conhecidas e devidamente certificadas, das quais destacamos:

Como encontrar copywriters

A forma mais simples de encontrar copywriters é através das redes sociais, nomeadamente o LinkedIn e o Facebook.

É igualmente possível encontrar estes profissionais registados em marketplaces, como é o caso do Zaask, Upwork, Fiverr, entre outras plataformas.

Será que ser Copywriter é a tua próxima aventura?

Copywriter
Copywriter

Se tens interesse na escrita e algum tempo livre, penso que serás a pessoa indicada para começar a jornada para te tornares num Copywriter.

Para te ajudar, preparámos um guia sobre trabalhar remotamente, que podes aplicar juntamente com as dicas que já demos neste artigo.

deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carregando
Mudança de Cor