Numa entrevista de emprego é frequente o entrevistador pedir um exemplo de uma situação passada ou de um desafio em que tenha sido necessário usar as suas habilidades e experiência para resolver um problema ou encontrar uma solução. É nesse momento que o método STAR vai ajudar a organizar as ideias e a contar uma história relevante.
Indíce
O que é o método STAR?
É uma técnica de entrevista de emprego dividida em 4 etapas, que nos ajuda a contar uma situação passada de forma organizada, direta e objetiva.
A sequência da história tem 4 passos:
- Situação
Descreva a situação e contexto em que estava envolvido. Explique o cenário e os detalhes relevantes da situação. - Tarefa
Explique qual era a tarefa ou objetivo que precisava de alcançar naquela situação específica. Defina claramente qual era a sua responsabilidade e o que era exigido. - Ação
Descreva as ações que tomou para lidar com a tarefa ou enfrentar a situação. Seja explícito no passo a passo, nas estratégias e habilidades que usou. - Resultado
Partilhe os resultados das suas ações. Destaque os resultados positivos e o que aprendeu com a situação. Poderá em alguns casos partilhar um resultado negativo, desde que explique que dessa forma aprendeu como poderia ter resolvido com sucesso.
Para que questões este método é a resposta?
Pode ser usado para responder a questões comportamentais ou qualquer outra situação em que seja necessário contar uma história.
Numa entrevista de emprego, estas questões são fáceis de identificar se o entrevistador começar por perguntar:
- O que faz quando…?
- Fale-nos de um momento em que…
- Alguma vez teve na situação…?
- Dê-me um exemplo de…
- Descreva uma situação em que…
Pense numa história que responda a estas questões e formule-a de acordo com a estrutura do método STAR.
Como usar o método STAR na prática?
- Descreva a situação
Enquadrar o entrevistador é importante para que seja mais simples compreender o contexto e a história que vai contar a seguir. Alguns exemplos são:
- A empresa e departamento onde trabalhava na altura
- A função que desempenhava
- A situação da equipa ou da empresa naquele momento (se for relevante para a história)
- Os objetivos da empresa ou da equipa
- Uma decisão que tenha tomado ou uma ideia voluntária que tenha tido e que possa ser relevante
Um exemplo prático:
“No meu cargo anterior em marketing digital no departamento de formação em psicologia, o chefe do departamento tomou a decisão de se focar e dar prioridade ao email marketing. O objetivo era aumentar consideravelmente a lista de subscritores num curto período.”
Neste exemplo é contextualizado o cargo, a empresa, o objetivo e o desafio.
- Destaque a tarefa
Está a contar esta história por uma razão: Porque participou e envolveu-se ativamente na tarefa. Nesta fase, conte ao entrevistador quais eram as suas responsabilidades e os objetivos para os quais trabalhou, antes de contar os detalhes ou passos do que realmente fez.
Exemplo prático:
“Como especialista em marketing digital, a minha responsabilidade era aumentar os subscritores da lista de email em pelo menos 50% num período de 4 meses.”
- Conte como decorreu a ação
Agora que o entrevistador já tem noção do seu papel na empresa, está na altura de detalhar o que fez para atingir o objetivo proposto. Quais os passos que deu para resolver o problema? Evite ações vagas como: “Trabalhei muito…”; “Fiz uma pesquisa aprofundada…” Esta é a oportunidade para mostrar que a sua contribuição foi importante e merece detalhes sobre os passos que foram dados.
Algumas sugestões:
- Trabalhou com alguma equipa?
- Usou algum software em particular?
- Teve alguma ideia ou aplicou alguma estratégia inovadora?
- Houve alguma ação que tenha influenciado diretamente o resultado?
Exemplo prático:
“Comecei por analisar as publicações mais antigas do nosso blog, fiz alterações e atualizações no conteúdo já publicado para atrair novos visitantes e incentivar a subscrição da newsletter – o que deu imediatamente um boost na lista.
Junto com a equipa de formação, criámos um evento em forma de palestra online sobre saúde mental no trabalho, que segmentámos e divulgámos através de anúncio nas redes sociais, para incentivar as participações. Através do formulário de inscrição veríamos a nossa lista de subscritores crescer.”
- Fale dos resultados
Todos gostamos de saber o final da história que está a ser contada e este é o momento mais importante da resposta à questão. Partilhe com o entrevistador os resultados do seu trabalho e quantifique-os se possível, os números causam sempre impacto.
Algumas sugestões de resultados que pode incluir no final da sua história são:
- Desenvolveu alguma nova forma de trabalhar ou comunicar?
- O contrato com um cliente manteve-se ou fidelizou um novo cliente?
- Teve algum feedback positivo em relação ao seu trabalho ou apresentação?
Claro que se o resultado for positivo melhor, na maior parte dos casos o mais adequado fazer: Contar uma história de sucesso. Isso significa que deve optar sempre por contar uma história que tenha corrido na perfeição? Não necessariamente, mas mesmo que fale de um momento complicado em que tenham existido falhas ou que tenha cometido um erro, certifique-se que conta ao entrevistador o que aprendeu com a situação e quais os passos que deu para melhorar.
Exemplo prático para terminar a história:
“Como resultado da estratégia que desenvolvi, aumentámos a lista de 2 mil para 6 mil subscritores em 4 meses, valor que excedeu em 20% o nosso objetivo. Atualmente a equipa de formação mantém as palestras sobre diversos temas relacionados com saúde mental e bem-estar para o publico geral e temos tido uma média de 200 inscritos em cada palestra, o que significa que a nossa mailing list continua a crescer. Para além disso, aumentámos o número de inscrições nas formações de Psicologia, que representou um crescimento de 10% para a empresa.”
Como preparar o método STAR para usar na entrevista?
É útil preparar as histórias que quer contar numa entrevista de emprego e o mais importante é como as vai contar. Estas 5 dicas vão ajudar:
- Analise a descrição da oferta de emprego
A oferta de emprego tem informações relevantes que deve ter em conta antes de ir à entrevista. Normalmente, o anúncio de emprego diz-nos que tipo de colaborador as empresas procuram, quais as habilidades, características comportamentais, experiência e qualidades que o candidato deve ter. Quando contar a sua história, faça questão de enfatizar que tem estas características e habilidades, através da narrativa. Por exemplo, se estiver a candidatar-se a uma posição em que tem de lidar diretamente com clientes, faça questão de contar uma história sobre quando prestou um serviço ao cliente excecional. - Escolha alguns exemplos de histórias versáteis e fortes
Pode preparar diferentes tipos de histórias ou experiências que se adaptem a qualquer pergunta que o entrevistador possa fazer. Deverá contar experiências que sejam relevantes para o cargo ou que respondam à pergunta do entrevistador. Os entrevistadores costumam perguntar frequentemente sobre momentos desafiantes ou trabalho em equipa. - Anote detalhes chave
Para cada uma das suas histórias, escreva os pontos mais importantes e relevantes, assim como números específicos que possam ser uteis quando mostrar objetivos e resultados. - Pratique o seu storytelling (contar uma história)
Há pessoas que para quem falar para o espelho resulta e ajuda, outras preferem treinar com amigos, falar em voz alta ou gravar-se a contar a história. Tudo é válido, desde que pratique. - Não tenha pressa
Se tiver dificuldade em encontrar exemplos de uma experiência para contar, durante a entrevista, é normal e aceitável demorar uns segundos, os recrutadores podem esperar e até ficar impressionados com o facto de querer encontrar uma boa história, por isso não se preocupe, mantenha a calma e conte a sua melhor história.
O método STAR pode parecer um pouco complicado à primeira vista, mas com alguma prática e estratégia é uma excelente oportunidade para mostrar as suas competências e habilidades em qualquer entrevista de emprego.