Se procuras uma alternativa para ganhar um dinheiro extra, talvez te interesse a opção que vamos apresentar, ser motorista Bolt.
E, se não sabes como fazer, vamos explicar-te tudo neste artigo, desde os salários às leis e ainda os requisitos necessários.
Vamos a isso?
Indíce
Como te podes tornar Motorista Bolt
Antes de mais nada, se te queres tornar um motorista Bolt, há alguns aspetos a ter em conta e passos a seguir.
Primeiramente, precisas de te inscrever na plataforma Bolt, indicando:
- O teu email;
- Contacto telefónico;
- A tua cidade.
Depois de inscrito na plataforma, existem alguns requisitos que tens de cumprir para que possas ser considerado apto para conduzir.
Requisitos obrigatórios

Naturalmente, todos os candidatos têm de ser maiores de idade.
Além disso, existem três categorias de documentos necessários para que possas avançar neste processo.
Documentos para o motorista
- Cartão de cidadão;
- Carta de condução;
- Registo criminal.
Documentos para a empresa detentora do veículo (ou do leasing)
- Licença para transporte de passageiros;
- Seguro de responsabilidade civil de exploração para empresa (com um mínimo de 50 mil euros de cobertura);
- Seguro de acidentes pessoais para empresa (com um mínimo de 15 mil euros de cobertura).
Documentos para a viatura a utilizar
- Documento único automóvel ou contrato de renting;
- Apólice de seguro automóvel profissional (condições particulares e carta verde).
Desse modo, depois de efetuado todo o registo, a Bolt enviará um email a explicar todos os passos seguintes.
Além disso, serão também enviadas algumas informações que te permitirão gerar os teus dados para login na App Bolt Driver.
A aplicação Bolt Driver

Assim sendo, será através desta App que farás toda a gestão dos procedimentos inerentes ao teu trabalho como motorista na Bolt.
Receber pedidos de viagem
Por isso, depois de teres a aplicação estás pronto para começar!
Assim, no momento que estiveres disponível para receber pedidos de viagem só tens de:
- Aceder a App e arrastares o botão verde para ficares online;
- Definir o raio pelo qual estás disposto a conduzir;
- Assim que recebas um pedido, irá surgir uma barra verde na parte inferior do teu ecrã. Terás 20 segundos para aceitar ou rejeitar esta viagem.
- No caso de aceitares o pedido, só tens de recolher o cliente e conduzi-lo ao seu destino.
Em seguida, o pagamento é feito diretamente na aplicação.
Posteriormente, o valor relativo à viagem é pago ao motorista.
Quanto ganha um Motorista da Bolt

Similarmente a outros trabalhos, tudo depende do tempo que terás disponível para a realização de viagens.
Às vezes podes querer optar por fazê-lo num regime de part-time ou a full-time.
Com efeito, no caso de decidires ser motorista apenas durante algumas horas, podes ganhar até 500€, em média.
Em contrapartida, se optares por ser motorista a tempo inteiro, o teu salário pode ascender até aos 1000€ ou 1500€ mensais.
Contudo, por cada viagem realizada, a Bolt cobra ao motorista uma taxa de cerca de 15% do valor total pago pelo cliente.
Dicas para aumentar o salário

Mas, para que possas realmente atingir estes valores, vamos deixar-te algumas dicas:
Bónus
Ainda assim, além dos ganhos semanais relativos às viagens, podes tentar ganhar alguns bónus.
Estes são atribuídos mediante o cumprimento de alguns requisitos específicos, por exemplo:
- A conclusão de um número mínimo de viagens num determinado período de tempo;
- As classificações obtidas;
- Entre outros.
A fim de saberes sempre quais os bónus e campanhas em vigor, só tens de aceder ao separador campanhas na aplicação.
Atuar nos melhores horários
Com o tempo vais perceber que existem vários picos de afluência de pedidos.
Por isso, se conseguires trabalhar durante estes períodos, podes conseguir aumentar o teu rendimento significativamente.
Procurar o local e a hora certos
Certamente em todas as localidades existe sempre um ou mais pontos onde há uma maior procura deste tipo de serviços.
Desse modo, tenta incluir estes pontos no teu raio de condução e estar lá nas horas de maior movimento.
Como é calculado o valor a receber pelo motorista?

Surpreendentemente, por cada pedido de viagem aceite e realizado, o motorista terá de pagar à Bolt cerca de 15% do valor final que foi pago pelo cliente.
Em seguida, semanalmente, o motorista recebe o valor relativo às viagens que realizou, com a dedução da taxa devida à empresa.
Além disso e juntamente com o valor a receber, o motorista é também sujeito a uma avaliação.
Sistema de avaliação dos motoristas
Cada motorista é avaliado pela Bolt, essencialmente, segundo dois critérios.
Taxa de aceitação

Esta taxa diz respeito à percentagem de todos os pedidos aceites pelo motorista.
É um importante indicador para controlo de qualidade e é afetado por:
- Os pedidos ignorados pelo motorista;
- Pedidos rejeitados no raio de condução definido pelo motorista;
- Pedidos cancelados pelo motorista.
A taxa de aceitação não é influenciada por:
- Os pedidos cancelados pelo passageiro;
- Pedidos cancelados quando o passageiro não comparece;
- Pedidos rejeitados pelo motorista quando estão fora do seu raio de condução.
Mantém a taxa de aceitação alta
Se queres assegurar que a tua taxa de aceitação se mantém alta, segue estas dicas:
- Quando não estás disponível, não te esqueças de ficar offline;
- Certifica-te que estás atento à aplicação;
- Garante que a app tem ativas todas as notificações, inclusive as sonoras;
- E atenção à tua internet!
Pontuação de atividade

Através desta pontuação, o motorista consegue ter uma ideia geral do seu desempenho.
Para o cálculo, são considerados os últimos 80 pedidos dentro do raio de condução do motorista.
Para poderes consultar a tua pontuação, basta acederes ao menu “atividade” na aplicação.
Fatores a ter em conta
Os fatores que afetam esta pontuação são:
- Os pedidos ignorados;
- Pedidos rejeitados;
- Pedidos cancelados pelo motorista e pelo passageiro.
Clientes também avaliam
A pontuação de atividade e a taxa de aceitação são indicadores distintos que permitem avaliar os motoristas em diferentes perspetivas.
Além destes critérios, também os clientes podem avaliar os motoristas após cada viagem.
Esta avaliação é feita através da aplicação e, desse modo, o cliente ajuda a Bolt a manter os seus padrões de qualidade e segurança.
Legislação da Bolt

Através do documento de termos e condições disponibilizado no site da Bolt, podes consultar toda a informação legal que serve de suporte a este trabalho.
De uma forma bastante detalhada, são explicados todos os termos e condições que asseguram que este contrato de utilização de serviços é executado com rigor.
Legislação portuguesa

De acordo com a legislação portuguesa, os TVDE , ou seja, as transportadoras privadas tais como a Bolt, Uber, It’s My Ride e outros, têm de cumprir certos aspetos:
- Ter um sinal a dizer TVDE: deve estar colado no vidro ou porta traseira e deve ter as dimensões de 145 por 68 milímetros. Este autocolante indica que o condutor foi certificado por uma entidade responsável;
- Carta de condução há mais de três anos para a categoria B, com averbamento no grupo dois;
- Não podem estar ao volante mais do que dez horas seguidas, independentemente da empresa para que trabalhem;
- Completar um curso de formação, válido por cinco anos;
- O transporte de animais nunca pode ser recusado, se estes estiverem devidamente acondicionados para viajar e não houver implicações para o bom funcionamento da viagem.
Pronto para começar a conduzir?

O que nos resta dizer é que, se achas que esta pode ser uma boa solução para ti, então não hesites!
Define o teu horário, o teu ritmo, ganha um extra ou, até mesmo, uma nova opção de carreira.
Se tiveres interesse em explorar mais opções, consulta o nosso artigo sobre como ser Motorista TVDE.
Publicidade
Bom Dia, o meu nome é Rui Carvalho e sou motorista Bolt, em virtude de não conseguir pela aplicação em suporte, apresento aqui a minha reclamação,
Esta passada semana empenhei-me na promoção das 80 viagens cheguei a domingo tinha 70 viagens efectuadas, pela parte da manha fiz mais 3, pela parte da tarde fiz o meu descanso semanal e voltei a ligar pelas 21 horas, quando foi meu espanto ao ligar, tinha a conta conta bloqueada, com indicação que tinha que descansar 10 horas, isto em 3 horas tinha tempo suficiente de completar as 80 viagens, posto isto a Bolt colocou-me online passada hora e meia, no pouco tempo que sobrou tentei completar o alva das 80 viagens, e fiquei a 3 de fechar, esta minha reclamaçao baseia-se no seguinte, não consegui fazer as 80 viagens por inadequadamente a Bolt não me deixou com o bloqueio que me fez á conta por hora e meia, deste modo, solicito que revejam a situação, pois acho que esta situação é um total desrespeito pelo meu trabalho e empenho
Olá Sr Manuel.
Lamento saber pelo sucedido.
A MaisCarreira não tem qualquer relação c a bolt ou outra plataforma.
Aqui apenas pretendemos informar as pessoas das suas opções e como conseguir ser motorista.
Sugiro que os tente contactar de novo, com calma e espero que tudo se possa resolver.
Melhores cumprimentos
Tudo muito bem explicado, gostei