Neste artigo vou explicar-te em que consiste o networking no LinkedIn, bem como as principais vantagens da utilização desta rede.
Também te vou deixar algumas dicas que deverás ter em conta para tirares o máximo partido das potencialidades do LinkedIn.
Se quiseres saber mais sobre o Linkedin e como aumentar a eficácia do teu networking, lê este artigo sobre Linkedin Premium.
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O que é o networking?

O networking consiste na criação de uma rede de contactos através da qual se partilham informações, experiências e interesses em comum, com o objetivo de gerar novas oportunidades ou parcerias.
Networking no Linkedin
A ligação em rede é vital para o sucesso profissional e, por isso, a existência de uma rede de contactos forte e bem desenvolvida pode ser impulsionadora de uma série de novas oportunidades.
O LinkedIn é uma ferramenta de networking profissional bastante poderosa.
No entanto, desenvolver uma rede de contactos e parcerias com valor acrescentado pode não ser tão fácil como parece.
Se gostarias de saber como procurar emprego no Linkedin, lê o nosso artigo sobre esse assunto.
A importância de fazer networking

Networking não significa ter apenas alguém na tua lista do Linkedin. Exige manutenção e dedicação.
Muitas pessoas conseguem emprego por meio de indicações e ,se parares e refletires bem nisso, vais perceber a importância do networking no Linkedin.
O linkedin é uma rede com vários profissionais das mais variadas áreas e cargos, cada uma delas possui os seus contactos e muitos têm conhecimento variados.
Se criares uma lista de contactos organizada e atualizada estarás a criar um banco de dados que te pode ajudar a conseguir um emprego, subir na carreira e/ou mudar para uma área melhor.
Como fazer networking no LinkedIn

Em determinadas áreas profissionais, o networking é uma ferramenta quase imprescindível, pois representa a possibilidade de conexão com novos parceiros, empresas ou clientes.
No entanto, a criação destas novas oportunidades depende muito da estratégia que adotamos para o nosso networking.
Definir uma estratégia
A utilização prática do LinkedIn é certamente mais aliciante do que a parte do planeamento, mas sem uma estratégia adequada aos teus objetivos muito dificilmente conseguirás obter os resultados que pretendes.
Antes de começares a trabalhar a tua rede de contactos, deves sempre traçar alguns pontos estratégicos que te ajudem na gestão do teu perfil.
Perguntas para definir a estratégia
Para isso, podes começar por responder às seguintes perguntas:
- O que pretendo alcançar através da utilização do LinkedIn?
- Quais são os meus objetivos de marketing pessoal?
- Que tempo tenho disponível para me dedicar ao meu perfil e à construção da minha rede de contactos?
- Em que medida conheço bem todas as funcionalidades que o LinkedIn disponibiliza?
Respondidas às questões e após perceberes objetivamente aquilo que pretendes, está na altura de apostar no conteúdo do teu perfil e também na forma como vais convidar pessoas para a tua rede.
Iniciar uma rede de contactos

A construção de uma rede de contactos no LinkedIn deve ser feita atenta e criteriosamente.
Não existe benefício algum em colecionar contactos que não te acrescentam valor. Por isso, deves analisar cuidadosamente o perfil da pessoa e garantir que os seus objetivos estão alinhados com os teus.
A tua preocupação deve ser sempre em conseguir contactos que gerem interações.
Critérios de escolha da rede
Para conseguires uma rede forte e de valor acrescentado:
- Procura perfis onde consigas identificar pontos em comum contigo;
- Participa ativamente em grupos e procura pessoas que trabalhem na mesma área que tu;
- O LinkedIn dá-te também algumas sugestões de conexões. Analisa os perfis e adiciona o contacto à tua rede caso aches pertinente.
Estabelecer contacto

A abordagem a um novo contacto tem, também, de ser feita de forma estratégica para que tenhas uma maior probabilidade de conseguires o que pretendes.
Se na tua rede incluíste contactos cujos objetivos estão alinhados com os teus:
- Encontra algo em comum e tenta iniciar a conversa a partir daí;
- Sê claro e esclarece logo no início qual o teu objetivo. Não arranjes desculpas para esta abordagem e explica o que pretendes;
- Depois de estabeleceres este contacto, e caso procures uma nova oportunidade, mostra quais são as tuas principais características. A forma como te apresentas pode fazer toda a diferença.
Como te deves apresentar a um futuro cliente ou empresa

Muitas vezes, gerar empatia num primeiro contacto pode ser muito difícil.
Por essa razão, a forma como abordamos um potencial cliente deve ser de forma a suscitar interesse e curiosidade.
- Aborda a outra pessoa de forma criativa;
- Não adotes modelos de mensagem pré-concebidos para estabeleceres estes contactos. Personaliza;
- Tenta estabelecer uma relação mais verdadeira e menos comercial;
- Não percas demasiado tempo a falar de ti. Foca-te em mostrar de que forma podes contribuir e acrescentar valor àquela pessoa;
- Encontra algo no perfil da outra pessoa que valorizes e enaltece isso durante o contacto, ainda que de forma subtil;
- Sê profissional, mas, acima de tudo, verdadeiro e espontâneo.
E porque queremos que o teu networking seja bem-sucedido, deixamos-te algumas dicas que deves ter presentes quando inicias a tua estratégia de marketing pessoal.
8 dicas essenciais para um networking de sucesso

Perfil atualizado e ativo
O teu perfil deve ser apelativo e estar sempre atualizado.
Mediante o teu objetivo, deves otimizar o perfil incluindo palavras-chave que sejam facilmente encontradas por outros profissionais e, até mesmo, por recrutadores.
Planeamento
Planeia com objetividade aquilo que pretendes fazer e alcançar com o LinkedIn.
Cria a tua rede de contactos tentando que esta te assegure um networking eficaz.
Qualidade e não quantidade

Aposta sobretudo na qualidade dos contactos da tua rede.
O facto de teres muitos contactos não quer necessariamente dizer que surjam mais oportunidades.
Mantém-te ativo
Cria uma rotina e reserva algum tempo do teu dia para:
- Explorares a tua rede;
- Fazer novos contactos;
- Produzir conteúdos relevantes.
Personaliza os teus conteúdos e abordagens
Evita usar mensagens padrão e aposta sempre numa abordagem espontânea e personalizada.
Mostra-te único!
Torna-te visível

Participa em grupos de discussão, segue empresas e influenciadores de várias áreas.
A tua contribuição nestes grupos pode resultar em conexões importantes.
Mostra as tuas aptidões
É importante que, de uma forma subtil, consigas sobressair e ser visto.
Deves tentar publicar conteúdos com interesse e diferenciados, que acrescentem algum valor aos teus contactos.
Não exageres
Quando estamos à procura de emprego podemos ter alguma tendência a exagerar e fazer contactos de uma forma quase desesperada.
Podes, e deves, intensificar a procura, mas sempre de uma forma hábil.
Preparado para fazer networking?

O LinkedIn é um poderosíssimo recurso que, quando usado estrategicamente, pode representar uma série de novas oportunidades a vários níveis para cada profissional ou empresa.
Aqui tens todas as dicas que precisas para fazeres do teu networking o ponto de viragem da tua carreira.
Vê ainda de que maneira o LinkedIn Premium te pode ajudar neste processo.
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