Devo fazer o Curriculum Vitae com uma ou mais páginas? Será que existe uma regra? Provavelmente já todos tivemos esta dúvida.
Na maioria dos casos um CV de uma página é suficiente, mas existem situações específicas em que pode ser necessário criar um currículo com duas páginas.
O mais importante é adicionar apenas informações que sejam relevantes e que estejam relacionadas coma área para a qual está a candidatar-se.
Como decidir quantas páginas deve ter o meu CV?
Embora não exista uma regra rígida sobre o comprimento ideal de um CV, é preciso considerar alguns pontos importantes:
Relevância das informações O anúncio de emprego para o qual está a concorrer, é normalmente específico em relação às funções para as quais está a recrutar, nesse caso, é importante que inclua informações sobre experiência profissional, conquistas e habilidades relevantes, que estejam diretamente relacionadas com o cargo a que se está a candidatar
Nível de Experiência É provável que o seu currículo seja mais longo se tiver muitos anos de experiência profissional, se já desempenhou diversas funções ou se já fez várias formações relevantes. Se está a iniciar a sua carreira ou tem pouca experiência profissional é normal que o seu CV seja mais curto.
Nível de formalidade e contexto geográfico Existem áreas profissionais em que poderá ser necessário criar um currículo conciso, com informações detalhadas sobre as funções que já desempenhou, por outro lado, existem também áreas em que o nível de formalidade é menor e que informações menos detalhadas são suficientes. Se está a candidatar-se a uma vaga numa empresa estrangeira, a expectativa sobre o comprimento do CV pode variar. Tente perceber como funciona o mercado do país em questão.
Apresentação visual O comprimento do CV pode variar de acordo com o tamanho da fonte, quantidade de espaços em branco ou da forma como organiza as informações. Uma fonte mais pequena, mas bem legível, um aspeto geral claro e espaços em branco adequados podem ajudar a criar um currículo visualmente apelativo e ajustado ao comprimento desejado.
Preferência do recrutador Certifique-se se no anúncio de emprego é imposto um limite de páginas para o CV dos candidatos ou se é feito algum outro pedido relevante sobre o formato ou suporte do documento de candidatura.
Saiba como fazer um currículo simples.
Quando devo criar um CV com duas páginas?
Existem 3 palavras-chave que deve ter em mente quando cria o seu CV, especialmente se for de duas páginas: Clareza, Organização e Relevância.
É importante contar à pessoa que o está a recrutar, uma história que faça sentido, de forma que ela consiga perceber que é o candidato ideal para uma entrevista. Nesse caso…
Que pontos deve considerar incluir?
- A sua extensa experiência profissional, formações concluídas ou conquistas a destacar, desde que sejam relevantes para o cargo a que se candidata.
- A diversidade de habilitações e qualificações que podem ser consideradas essenciais e de grande relevância para o cargo, especialmente se é uma pessoa que tem habilidades transversais, comuns a várias áreas, incluindo à área a que se está a candidatar.
- Certificados de formações e cursos adicionais que queira relevar e que sejam importantes para as funções que irá desempenhar.
- Se é profissional do setor acadêmico ou de pesquisa, é normal que tenha um currículo mais longo, por vezes com mais de duas páginas, uma vez que é necessário incluir informações detalhadas sobre a sua formação, artigos publicados, participações em conferências, projetos de pesquisa e outras atividades relevantes.
Também já escrevemos um guia que pode ser útil caso queira adicionar uma carta de motivação à sua candidatura.
Quando devo criar um CV com uma página?
Quem está a recrutar vai preferir ler um CV que tenha apenas informações relevantes, por isso lembre-se, a qualidade da informação é mais importante que a quantidade. Assim sendo…
Quais os pontos a considerar?
- Se tem uma experiência profissional curta, desempenha as mesmas funções há muitos anos ou está em início de carreira, é normal que existam menos informações para colocar no CV, mas não se preocupe, pode ainda assim focar-se e destacar as suas habilidades, percurso académico e outras experiências relevantes e úteis para o cargo a que se candidata.
- O fator mistério pode ser interessante quando se está a candidatar a um emprego e pode até ser motivo para uma entrevista, já que despertou o interesse e curiosidade da pessoa que está a recrutar. Atenção, o recrutador não deve ficar com dúvidas em relação ao seu percurso académico e experiência profissional relevante, o truque é detalhar a informação, mas q.b.
Na realidade e de uma forma geral, os recrutadores analisam centenas de currículos por dia, por isso preferem um CV mais curto e fácil de interpretar, com dados relevantes e que façam match com o cargo para o qual estão a recrutar.
A maioria das pessoas não precisa de um currículo extenso e pode optar por colocar apenas as informações que são mais importantes e adequadas.
Qualquer que seja a opção mais adequa ao seu caso, lembre-se da regra das 3 palavras-chave: Clareza, Organização e Relevância!
Entretanto, pode ser interessante ver como atualizar o seu currículo.